quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

minha consciência é negra
não me lembro
quando percebi que sou negro
deve ter sido no colo da minha mãe
quando percebi que sou
alguma coisa com fome
mas acho que percebi
o que ser negro significa
nos primeiros anos da escola
todos os dias
as pessoas me lembram que sou negro
será que elas acham que eu me esqueço?
todos os dias alguém
comenta minha cor
fala algo sobre o meu cabelo
na maioria das vezes
dizem que é feio
me aconselham a evitar
o preconceito
raspa esse cabelo duro
para de tomar sol
bebe menos café
eu sei que querem me embranquecer
também tem aqueles que dizem
"eu amo a sua cor"
"queria ser preto"
todos os dias
alguém julga minha pele
como se eu me importasse
com minha embalagem
ou vivesse o tempo todo
esperando ser discriminado
ou ser ovacionado
por simplesmente
ser o que sou
eu to acostumado
com o medo me olhando
dentro dos carros
e nos becos sujos
eu to acostumado
com a desconfiança
me examinando
abaixo das sirenes
eu to acostumado
com os pronomes escuros
e ai neguin, e ae negão
eu demorei um pouco
pra parar de querer
ser branco igual o Superman
o Neo, o Goku e tantos outros
heróis da infância
eu demorei um pouco
pra não me importar
com o que as pessoas
falavam e continuam a falar
conhecendo a história
descobri minha herança
passei a apreciar
o que me ensinaram
que era feio
começei a sentir os tambores
tocando meu sangue
dia 20 de novembro
é só um dia pra relembrar que
o preconceito é um vizinho psicopata
e que apesar da carne negra
ser a mais barata do mercado
é ela que continua
alimentando essa nação
porque pra mim
o dia da consciência negra
é todo santo dia
que enxergam minha cor
primeiro que meu interior

Ray Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário